Como fazer um currículo bom e objetivo


Como fazer um bom currículo, simples e objetivo

Como fazer um currículo bom, simples e objetivo. Neste artigo você vai aprender a fazer um currículo que seja bom e objetivo aos olhos de quem está contratando. Hoje em dia exite muita gente que não sabe fazer um bom currículo, mesmo o mais simples.

O objetivo do currículo é expor um pequeno resumo da trajetória profissional, mas que deve ser bem feito e sem erros de português se quer se destacar dos demais candidatos.

Cabeçalho: No cabeçalho do currículo o candidato devem escrever somente as informações fundamentais como: seu nome completo, seu endereço atual, telefones para contato e o seu e-mail de uso atual.

Objetivos: Nessa sessão, evite frases muito genéricas como "Contribuir para o crescimento da empresa" ou "Colaborar com meus colegas de trabalho". Frases assim não despertam interesse de nenhum empregador. Se você está buscando uma vaga de Vendedor, por exemplo, escreva frase como "Atuar na área de Vendas e lidar diretamente com o público". Viu a diferença?

Qualificações e Características: Escreva aqui um pouco sobre você, seus talentos e principais características pessoais e profissionais.

Formação Acadêmica: Escreva aqui sobre faculdades, cursos de aperfeiçoamento e pós-graduação cursados por você.

Conhecimentos Técnicos e Especialidades: Escreva aqui as tecnologias, técnicas ou áreas do conhecimento que você domina e com as quais já trabalhou.

Experiência Profissional: Nesta sessão, diga sobre as suas últimas experiências profissionais, não esquecendo de citar o nome da empresa que trabalhou, o nome do cargo que exercia, quais eram suas responsabilidades no cargo e o período de atuação que você trabalhou.

Idiomas: Nessa sessão escreva sobre os idiomas que você domina, lembre-se de escrever o seu nível de proficiência para cada um dos idiomas. Ex.: básico, intermediário e fluente. Coloque o nível corretamente, não adianta nada você dizer que é fluente se não for.

Outras Informações: Escreva aqui outras informações interessantes a seu respeito, tais como intercâmbios culturais, trabalhos voluntários que você possa ter feito.

O que não deve colocar no currículo
Cores (somente usar o preto)
Folhas com cores escuras (somente branca, no máximo tom pastel)
Desenhos, formas, etc.
Vários tipos de fonte (usar somente Arial ou Times New Roman)
Listas extensas de qualquer natureza
Números de documentos
Razão de ter deixado o emprego anterior
Referências (isso deve ser impressa a parte e entregue ao recrutador se solicitado)
Raça, religião e filiação partidária Salário anterior e pretensão salarial
Data Assinatura

Após elaborar seu currículo, reserve um tempo para fazer uma revisão com cuidado, para saber se há algum erro de português, se tem algum ponto que possa contar contra você e prejudicar seu desempenho no processo seletivo para a vaga de emprego.

Modelo de currículo: Para facilitar, muitos candidatos buscam os modelos de currículo prontos para preencher na internet, isso facilita muito.

Modelo de currículo simples (opção 1)

Modelo de currículo simples (opção 2)

Modelo de currículo simples (opção 3)

Modelo de currículo para iniciantes

Agora, se você não sabe fazer currículo e quer uma mega ajuda nessa tarefa, o site Curriculum Profissional www.curriculumprofissional.com.br disponibiliza um gerador gratuito de currículo online, onde o candidato pode fazer o currículo nos formatos Word ou PDF.

Tecnologia do Blogger.